sobre o curso

O curso de Ciências Contáveis da FCE têm como característica preparar o aluno para assessorar e tomar decisões por meio da informação contábil; transformar ideias em projetos com o estímulo, capacitação e incentivo do ecossistema de empreendedorismo; conceber e administrar sistemas de informaçãoe controle gerenciais, tendo sob sua responsabilidade as questões econômico-financeiras das instituições; e, identificar oportunidades de negócios e solucionar problemas organizacionais, usando raciocínio lógico e quantitativo.
No início do curso o estudante aprende conceitos gerais sobre Matemática, Economia, Ciências Sociais e Teorias da Administração. Após esse período de formação básica, o aluno tem disciplinas mais específicas da prática da profissão de um contador, como por exemplo: Contabilidade Tributária, Custos, Internacional, Societária, Orçamento Público, Perícia, Arbitragem, Controladoria, Administração Financeira e outras. Porém, o curso da FCE também oferece uma formação humanística para os alunos de contabilidade por acreditarmos ser este o diferencial que o mercado busca.
O nosso projeto pedagógico está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com as excelentes práticas do mercado. Todos os nossos docentes possuem uma profunda experiência profissional no seu ramo de atuação e a grande maioria são mestres e doutores.

MERCADO DE TRABALHO

A função do contabilista é de extrema relevância para a sociedade, sendo assim, as oportunidades para a inserção no mercado de trabalho e o desenvolvimento de carreira na área contábil são bem promissores, tanto no cenário nacional como no cenário internacional. O profissional formado no curso de Ciências Contábeis precisa ser aprovado no exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade para receber o título de Contador (registro).
As áreas de atuação do contador são diversas e especificas, tais como: auditoria, perícia contábil, análise econômico e financeira, consultoria, assessoria, entre outras. A contabilidade está entre as dez profissões com a maior taxa de ocupação do país. Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que 93,87% dos profissionais de contabilidade estão empregados.

COORDENAÇÃO

Prof. Ms. Darlan Daniel Marcelino de Campos Pereira

DURAÇÃO DO CURSO

No mínimo 8 semestres (4 anos) e no máximo 16 semestres (8 anos).

1° Semestre
IV. Contabilidade Avançada I
V. Contabilidade Fiscal e Tributária
VI. Laboratório Contábil III
VII. Contabilidade e Orçamento Público .
VIII. Planejamento Tributário .
5° Semestre
I. Psicologia;