PERFIL DO CURSO

O curso de Ciências Contábeis da FCE têm como característica preparar o aluno para assessorar e tomar decisões por meio da informação contábil; transformar ideias em projetos com o estímulo, capacitação e incentivo do ecossistema de empreendedorismo; conceber e administrar sistemas de informaçãoe controle gerenciais, tendo sob sua responsabilidade as questões econômico-financeiras das instituições; e, identificar oportunidades de negócios e solucionar problemas organizacionais, usando raciocínio lógico e quantitativo. No início do curso o estudante aprende conceitos gerais sobre Matemática, Economia, Ciências Sociais e Teorias da Administração. Após esse período de formação básica, o aluno tem disciplinas mais específicas da prática da profissão de um contador, como por exemplo: Contabilidade Tributária,Custos, Internacional, Societária, Orçamento Público, Perícia, Arbitragem, Controladoria, Administração Financeira e outras. Porém, o curso da FCE também oferece uma formação humanística para os alunos de contabilidade por acreditarmos ser este o diferencial que o mercado busca. O nosso projeto pedagógico está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com as excelentes

OBJETIVO

Além de todo o conhecimento teórico, o objetivo do Curso é proporcionar atividades que enriqueçam o seu processo de aprendizagem e preparem o aluno para os reais desafios da sua futura profissão. Ao término do curso ele deverá estar apto para preparar demonstrações financeiras, executar o planejamento tributário de empresas, preparar pareceres que auxiliam a tomada de decisões judiciais e planejar controles empresariais. Apto, também, a desenvolver competências relacionadas ao empreendedorismo, à liderança, à consciência social e à postura ética profissional. Pronto quanto os seus conhecimentos relacionados as técnicas contábeis e com condições de lidar com os desafios e atribuições da sua futura carreira.  Estará preparado para atuar em empresas públicas e privadas, abrir o seu próprio negócio e prestar consultoria para entidades de todos os tamanhos.

MERCADO DE TRABALHO

A função do contabilista é de extrema relevância para a sociedade, sendo assim, as oportunidades para a inserção no mercado de trabalho e o desenvolvimento de carreira na área contábil são bem promissores, tanto no cenário nacional como no cenário internacional. O profissional formado no curso de Ciências Contábeis precisa ser aprovado no exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade para receber o título de Contador (registro). As áreas de atuação do contador são diversas e especificas, tais como: auditoria, perícia contábil, análise econômico e financeira, consultoria, assessoria, entre outras. A contabilidade está entre as dez profissões com a maior taxa de ocupação do país. Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que 93,87% dos profissionais de contabilidade estão empregados.

PÚBLICO ALVO

O Curso direciona-se a egressos do ensino médio em busca de profissionalização e entrada no mercado de trabalho, profissionais em busca de atualização de conhecimentos, empreendedores e demais interessado em aprofundar conhecimentos nas áreas gerenciais. O profissional da área de Ciências Contábeis deve ter habilidades para abrir o seu próprio escritório, decidir atuar em empresas como responsáveis técnicos pela área contábil ou desejar concorrer a uma vaga em concurso público. O contabilista precisa ter conhecimento multidisciplinar, estar sempre atualizado a respeito de normas e conceitos contábeis nacionais e internacionais, ter raciocínio lógico, habilidade numérica, exatidão e iniciativa, saber se comunicar bem e ter uma visão global da empresa para auxiliar em suas decisões.

COORDENAÇÃO

Professora Ms. Ana Claudia Belfort

DURAÇÃO DO CURSO

No mínimo 8 semestres (4 anos) e no máximo 16 semestres (8 anos).

1° Semestre
I. Estrutura Lógica do Pensamento;