APRESENTAÇÃO DO CURSO

O curso de Gestão em Recursos Humanos possuí uma área abrangente e aborda os assuntos de treinamento e desenvolvimento humano, recrutamento e seleção, qualidade de vida no trabalho, salário e benefícios, rotinas de departamento pessoal, relações institucionais, legislação trabalhista e previdenciária, entre outras.
O aluno do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos deve desenvolver, minimamente, competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias), catalisando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida do trabalho e avaliação do clima organizacional, que promovam o desenvolvimento profissional.
O curso de Tecnologia em Gestão dos Recursos Humanos enfatiza o desenvolvimento de habilidades e competências por meio de diversas estratégias educacionais no processo de ensino-aprendizagem, sendo que o aluno sempre é o foco do processo. Cada proposta de interação e o desenvolvimento de material didático são pensados de forma a criar o perfil adequado ao mercado de trabalho.

Qual o perfil dos alunos do EAD?

Para os alunos da modalidade de Ensino à Distância – EAD, o perfil requer autodisciplina para planejar e organizar os momentos de estudos, comprometimento para a realização das atividades nos prazos, capacidade de comunicação escrita e o uso da tecnologia da informação para a interação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Cabe ressaltar que os alunos ingressantes no curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos são, geralmente, profissionais que já atuam na área e buscam uma promoção ou profissionais que buscam migrar de área e estudantes que nunca trabalharam na área mas que são apaixonados por ela.

Como é a relação professor-aluno no sistema EaD? Como os professores podem aprofundar esse relacionamento?

A relação de professor / tutor / aluno modalidade de Ensino à Distância – EAD, ocorre por meio de diversas ferramentas utilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que podem ser síncronos ou assíncronos. As atividades de interação professor/ tutor/ aluno se dá por meio de chats, fóruns, videoconferências, vídeo-aulas, e-mails e outras ferramentas. Além dessas ferramentas, o aluno pode marcar um encontro presencial ou virtual com o professor/ tutor, sempre que houver necessidade.

Qual o diferencial do curso em Tecnologia em Gestão dos Recursos Humanos da FCE?

Acreditamos que os três principais pontos a serem destacados do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da FCE, são:
 Todos os professores, também, são os tutores que interagem com o aluno durante as aulas/ atividades, ou seja, atuam desde a criação do material até a finalização do processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
 Todos os professores/ tutores possuem o título de Mestres ou Doutores e são formados em instituições de alto prestígio, além de possuírem uma profunda experiência na área de Recursos Humanos.
 O curso atende todas as normas exigidas pelo MEC e está alinhado com as mais modernas perspectivas do mercado para a área de Recursos Humanos.

MERCADO DE TRABALHO

O escopo de atividades do profissional da área de RH evoluiu muito nas últimas décadas. Cada vez mais ele tem participação ativa no desenvolvimento e capacitação dos colaboradores, contribuindo decisivamente para a melhora da produtividade e dos resultados gerais da organização. Por isso, os profissionais de Gestão em Recursos Humanos possuem um alto índice de empregabilidade no mercado de trabalho, haja vista a imensa capilaridade da profissão e, também, por exercer um papel estratégico nas organizações. Já que são os responsáveis por promover a cultura organizacional por meio de políticas e diretrizes. O Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pode atuar nas instituições de qualquer segmento, sendo elas públicas ou privadas ou sem fins lucrativos, desde a indústria até o agronegócios.

COORDENAÇÃO DO CURSO

Terceiro Semestre
I. Finanças Empresariais
II. Metodologia Científica