sobre o curso

A gestão financeira está presente em todos os segmentos e processos organizacionais seja de maneira empírica ou sistematizada cientificamente. O curso de Tecnologia em Gestão Financeira da FCE acredita que para romper com a dualidade entre a teoria e a prática e como tal, princípio educativo, respalda a concepção de formação profissional que unifique ciência, tecnologia e trabalho, bem como atividades intelectuais e instrumentais. Haja vista o desenvolvimento de competências profissionais, gerais e especificas, incluindo os fundamentos científicos e humanísticos necessários ao desempenho profissional e a uma atuação cidadã.
O objetivo deste curso é formar profissionais para atuar em processos de gestão e orientação financeira utilizando métodos, técnicas e tecnologias específicas para a elaboração de estudos de viabilidade e otimização de investimentos. Trata-se de um profissional competente para interpretar diferentes perfis, cenários e ambientes organizacionais a partir de conceitos econômico-financeiros e da contextualização sob diferentes perspectivas (temporal, geográfica, setorial, política e social), a fim de subsidiar processos de tomada de decisões e controle.
Por meio dos mais modernos conceitos, técnicas e ferramentas, este curso prepara os alunos para uma atuação nas áreas de finanças em empresas e instituições financeiras, criando capacidade analítica, de planejamento e de controle, e interação com os diversos processos de gestão. A meta é preparar o futuro graduado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional. Os principais objetivos do curso são:



Qual o perfil dos alunos do EAD?

Para os alunos da modalidade de Ensino à Distância – EAD, o perfil requer autodisciplina para planejar e organizar os momentos de estudos, comprometimento para a realização das atividades nos prazos, capacidade de comunicação escrita e o uso da tecnologia da informação para a interação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os alunos de Gestão Financeira são, geralmente, profissionais que já atuam na área e buscam uma promoção ou profissionais que buscam migrar de área e estudantes que nunca trabalharam na área mas que são apaixonados por ela.



Como é a relação professor-aluno no sistema EaD? Como os professores podem aprofundar esse relacionamento?

A relação de professor / tutor / aluno modalidade de Ensino à Distância – EAD, ocorre por meio de diversas ferramentas utilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que podem ser síncronos ou assíncronos. As atividades de interação professor/ tutor/ aluno se dá por meio de chats, fóruns, videoconferências, vídeo-aulas, e-mails e outras ferramentas. Além dessas ferramentas, o aluno pode marcar um encontro presencial ou virtual com o professor/ tutor, sempre que houver necessidade.



Qual o diferencial do curso em Tecnologia em Gestão Financeira da FCE?

Acreditamos que os três principais pontos a serem destacados do curso de Tecnologia em Gestão Financeira da FCE, são:
 Desenvolver um saber aplicado às atribuições da gestão financeira, em organizações públicas e privadas e do terceiro setor, para o exercício de atividades como: análise, planejamento e controle contábil e financeiro; tomada de decisão sobre investimentos; organização das informações oferecidas aos investidores, gestores, autoridades fiscais, mercados financeiros nacionais e internacionais e todos os stakeholders envolvidos; subsidiar com dados e informações financeiras para o processo de administração estratégica da organização.
 Qualificar profissionais em educação tecnológica, com foco específico, capazes de atender mais rapidamente as demandas de mercado, voltados para a elaboração, implantação, avaliação e gerenciamento das áreas de Finanças.
 Todos os professores, também, são os tutores que interagem com o aluno durante as aulas/ atividades, ou seja, atuam desde a criação do material até a finalização do processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
 Todos os professores/ tutores possuem o título de Mestres ou Doutores e são formados em instituições de alto prestígio, além de possuírem uma profunda experiência na área de Recursos Humanos.
 O curso atende todas as normas exigidas pelo MEC e está alinhado com as mais modernas perspectivas do mercado para a área.



MERCADO DE TRABALHO

Forma profissionais que atuam em processos de gestão e orientação financeira utilizando métodos, técnicas e tecnologias específicas para a elaboração de estudos de viabilidade e otimização de investimentos. Os profissionais devem ser capazes de interpretar e tomar decisões sob diferentes perfis, cenários e ambientes organizacionais a partir de conceitos econômico-financeiros e da contextualização sob diferentes perspectivas (temporal, geográfica, setorial, política e social. A área de Finanças costuma ter uma alta demanda de profissionais qualificados e existem diversas oportunidades para o desenvolvimento de carreira com bons salários. As principais contrações ocorrem por meio dos bancos e financeiras, além de empresas em geral.

Coordenação

Prof. Ms. Darlan Daniel Marcelino de Campos Pereira



Duração do curso

4 Semestres

Edital do processo seletivo

Edital Processo Seletivo - Vestibular 2018.2

Grade curricular

1° Semestre
I. Ambientação da Plataforma
II. Comunicação Empresarial
III. Matemática
IV. Contabilidade
V. Administração Financeira
VI. Planejamento Estratégico
VII. Analise de Crédito e Operações Bancárias
VIII. Gestão e Educação Ambiental
2° Semestre
I. Métodos Quantitativos Aplicados a Finanças
II. Planejamento e Gestão Tributária
III. Economia e Mercados
IV. Contabilidade de Custos
V. Matemática Financeira
VI. Gestão de Pessoas
VII. Empreendedorismo
VIII. Atividades Complementares
3° Semestre
I. Mercado Financeiro e Investimentos
II. Gestão e Avalição de Riscos
III. Valuation: Avaliação Econômico – Financeira
IV. Direito Empresarial;
V. Marketing
VI. Libras
VII. Finanças Empresariais
VIII. Finanças Públicas
4° Semestre
I. Multiculturismo: Sociedade e Direitos
II. Matemática Avançada para Finanças
III. Derivativos
IV. Controladoria – Planejamento, Orçamento e Controle
V. Governança Corporativa, Compliance e Ética
VI. Desenvolvimento de Projetos – TCC
VII. Estágio Supervisionado
5° Semestre
I. Empreendedorismo
II. Administração de Sistemas de Informação
III. Gestão da Qualidade Total
IV. Gestão de Recursos Materiais e Patrimoniais
V. Gestão do Terceiro Setor e Agronegócios
VI. Gestão Financeira e Orçamentária I
VII. Marketing de Relacionamento e Redes
VIII. Logística Empresarial
VIII. Estágio Supervisionado I
6° Semestre
I. Mercado de Capitais
II. Ética e Decisões Políticas
III. Economia Internacional e Oportunidades de Negócios
IV. Gestão Financeira e Orçamentária II
V. Metodologia do Trabalho Científico
VI. Métodos Quantitativos
VII. Gestão de Negócios Internacionais
VIII. Multiculturalismo
IX. Estágio Supervisionado II
7° Semestre
I. Gestão Estratégica
II. Análise dos Demonstrativos Financeiros
III. Inglês para Negócios
IV. Controladoria
V. Desenvolvimento de Projetos
VI. Estágio Supervisionado III
8° Semestre
I. Libras
II. TCC
III. Jogos de Empresas;
IV. Técnicas de Negociação
V. Gestão de Negócios e Competividade
VI. Espanhol para negócios
VI. Gestão Publica
VII. Estágio Supervisionado IV

Graduação
Duração: 4 semestres
Modalidade: EAD
Valor:a partir de R$179,00

Inscreva-se!