sobre o curso

A gestão financeira está presente em todos os segmentos e processos organizacionais seja de maneira empírica ou sistematizada cientificamente. O curso de Tecnologia em Gestão Financeira da FCE acredita que para romper com a dualidade entre a teoria e a prática e como tal, princípio educativo, respalda a concepção de formação profissional que unifique ciência, tecnologia e trabalho, bem como atividades intelectuais e instrumentais. Haja vista o desenvolvimento de competências profissionais, gerais e especificas, incluindo os fundamentos científicos e humanísticos necessários ao desempenho profissional e a uma atuação cidadã.
O objetivo deste curso é formar profissionais para atuar em processos de gestão e orientação financeira utilizando métodos, técnicas e tecnologias específicas para a elaboração de estudos de viabilidade e otimização de investimentos. Trata-se de um profissional competente para interpretar diferentes perfis, cenários e ambientes organizacionais a partir de conceitos econômico-financeiros e da contextualização sob diferentes perspectivas (temporal, geográfica, setorial, política e social), a fim de subsidiar processos de tomada de decisões e controle.
Por meio dos mais modernos conceitos, técnicas e ferramentas, este curso prepara os alunos para uma atuação nas áreas de finanças em empresas e instituições financeiras, criando capacidade analítica, de planejamento e de controle, e interação com os diversos processos de gestão. A meta é preparar o futuro graduado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional. Os principais objetivos do curso são:

Qual o perfil dos alunos do EAD?

Para os alunos da modalidade de Ensino à Distância – EAD, o perfil requer autodisciplina para planejar e organizar os momentos de estudos, comprometimento para a realização das atividades nos prazos, capacidade de comunicação escrita e o uso da tecnologia da informação para a interação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os alunos de Gestão Financeira são, geralmente, profissionais que já atuam na área e buscam uma promoção ou profissionais que buscam migrar de área e estudantes que nunca trabalharam na área mas que são apaixonados por ela.

Como é a relação professor-aluno no sistema EaD? Como os professores podem aprofundar esse relacionamento?

A relação de professor / tutor / aluno modalidade de Ensino à Distância – EAD, ocorre por meio de diversas ferramentas utilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que podem ser síncronos ou assíncronos. As atividades de interação professor/ tutor/ aluno se dá por meio de chats, fóruns, videoconferências, vídeo-aulas, e-mails e outras ferramentas. Além dessas ferramentas, o aluno pode marcar um encontro presencial ou virtual com o professor/ tutor, sempre que houver necessidade.

Qual o diferencial do curso em Tecnologia em Gestão Financeira da FCE?

Acreditamos que os três principais pontos a serem destacados do curso de Tecnologia em Gestão Financeira da FCE, são:
 Desenvolver um saber aplicado às atribuições da gestão financeira, em organizações públicas e privadas e do terceiro setor, para o exercício de atividades como: análise, planejamento e controle contábil e financeiro; tomada de decisão sobre investimentos; organização das informações oferecidas aos investidores, gestores, autoridades fiscais, mercados financeiros nacionais e internacionais e todos os stakeholders envolvidos; subsidiar com dados e informações financeiras para o processo de administração estratégica da organização.
 Qualificar profissionais em educação tecnológica, com foco específico, capazes de atender mais rapidamente as demandas de mercado, voltados para a elaboração, implantação, avaliação e gerenciamento das áreas de Finanças.
 Todos os professores, também, são os tutores que interagem com o aluno durante as aulas/ atividades, ou seja, atuam desde a criação do material até a finalização do processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
 Todos os professores/ tutores possuem o título de Mestres ou Doutores e são formados em instituições de alto prestígio, além de possuírem uma profunda experiência na área de Recursos Humanos.
 O curso atende todas as normas exigidas pelo MEC e está alinhado com as mais modernas perspectivas do mercado para a área.

MERCADO DE TRABALHO

Forma profissionais que atuam em processos de gestão e orientação financeira utilizando métodos, técnicas e tecnologias específicas para a elaboração de estudos de viabilidade e otimização de investimentos. Os profissionais devem ser capazes de interpretar e tomar decisões sob diferentes perfis, cenários e ambientes organizacionais a partir de conceitos econômico-financeiros e da contextualização sob diferentes perspectivas (temporal, geográfica, setorial, política e social. A área de Finanças costuma ter uma alta demanda de profissionais qualificados e existem diversas oportunidades para o desenvolvimento de carreira com bons salários. As principais contrações ocorrem por meio dos bancos e financeiras, além de empresas em geral.

Prof. Ms. Darlan Daniel Marcelino de Campos Pereira

Edital do processo seletivo