PERFIL DO CURSO

A História possibilita ao aluno a identificação do passado e presente nos vários espaços de convivência. Modifica a maneira de como o aluno compreende os elementos do mundo e as relações que esses elementos estabelecem entre si, propicia mudanças no seu modo de entender a si mesmo, entender os outros, as relações sociais e a própria História. Os indivíduos, assim como as sociedades, procuram preservar o passado como um guia que serve de orientação para enfrentar as incertezas do presente e do futuro e estas são visões possibilitadas pelo estudo da História. Nessa perspectiva, o ensino-aprendizagem da História configura-se como um espaço-tempo de reflexão crítica acerca da realidade social e, sobretudo, referência para o processo de construção das identidades destes sujeitos e de seus grupos.

OBJETIVO

O Curso de Licenciatura em História a Distância da FCE tem como objetivos: - Capacitar para o trabalho docente, por meio do domínio da natureza do conhecimento histórico, sua produção e difusão, além de promover formação teórica e prática, com vistas à formação do profissional participativo na sociedade. - Capacitar o aluno para a realização do trabalho docente, de modo que ele possua domínio da natureza do conhecimento de história, o processo de produção desse conhecimento e sua divulgação. - Promover o aperfeiçoamento do conhecimento de história, no que diz respeito às suas teorias, métodos e aplicações. - Analisar teorias e metodologias relativas às diversificadas correntes históricas e sua influência no ensino de História no Brasil. - Promover formação teórica e prática, com vistas à formação do profissional participativo na sociedade. - Desenvolver a capacidade de analisar, criticamente, a situação de ensino para refletir sobre a prática e estabelecer paralelos entre os conhecimentos teóricos adquiridos e as situações de ensino vivenciadas no decorrer do estágio. - Inserir o aluno em atividades de pesquisa sobre diferentes temas, como forma de ampliar o conhecimento de história e buscar alternativas metodológicas para o trabalho docente. - Habilitar o aluno para atuar, interdisciplinarmente, na área do magistério e/ou em áreas afins à sua formação profissional. - Promover a associação entre teorias metodológicas e práticas escolares.

MERCADO DE TRABALHO

No seu campo de atuação estão: grande parte dos graduados em Licenciatura em História atua em Escolas Públicas, Escolas Privadas, Faculdades ou Universidades. Outras oportunidades na área são a prestação de consultorias, gestão de arquivos, curadoria em museus e trabalhos ligados à área de Turismo. Por isso, se trata de um diploma diferenciado no mercado de trabalho. Além de atuar como docente, o licenciado em História ainda pode atuar nas áreas de gestão escolar em estabelecimentos de ensino, assumindo cargos de direção ou de coordenação. Para isso, deve complementar sua formação em cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.

PÚBLICO ALVO

Deve ser um profissional comprometido eticamente. Destinado a quem tenha senso crítico para analisar friamente eventos históricos que auxiliem a sociedade a compreender seu tempo. Para atuar na área é importante que o estudante tenha afinidade com questões de atualidade, curiosidade e questionamento e que tenha paixão pela literatura de textos, livros, jornais e quaisquer outros materiais que proporcionem um bom arcabouço de conhecimentos gerais.

1° Semestre
I. Introdução ao EaD