PERFIL DO CURSO

O Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD prepara o aluno para os reais desafios da profissão, por meio de um programa de ensino inovador. Durante os estudos, você conhecerá os conceitos de Sociologia, Didática, Psicologia da Aprendizagem, Alfabetização, Práticas Educativas e muito mais. Ao término do Curso de Pedagogia EaD o profissional formado estará apto a: a lecionar em escolas de educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental, além de conduzir assuntos educacionais e orientar equipes multidisciplinares de educação; a atuar na inclusão de estudantes com necessidades especiais e no processo de alfabetização de jovens e adultos; a buscar técnicas que melhorem a qualidade do ensino e saberá acompanhar as novas tendências do mercado, coordenando e dirigindo unidades educacionais; a cumprir e fiscalizar a legislação de ensino do país e analisar o processo de aprendizagem dos alunos, identificando as dificuldades e aptidões de cada um.

OBJETIVO

O objetivo do Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD é a formação do pedagogo planejada para o exercício profissional crítico/reflexivo, com ética e conhecimento fundamentado, conduzindo o aluno ao estudo da educação sob os pontos de vista metodológico, filosófico, psicológico, sociológico, histórico e cultural.   O intuito é preparar professores para as funções do exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, em cursos de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escola e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

MERCADO DE TRABALHO

Faz algum tempo que a Pedagogia vem se expandindo e diversificando suas áreas de atuação. Fatores como ótima empregabilidade e diversidade de atuação no mercado de trabalho contam muitos pontos a favor para o sucesso do Curso. As maiores oportunidades de trabalho para o pedagogo ainda estão nos ambientes escolares. Há vagas tanto para dar aulas na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental como para atuar na administração escolar. Existe, inclusive, uma boa oferta na rede pública, especialmente no interior ou em áreas de maior vulnerabilidade social. Fora dos ambientes escolares, os pedagogos têm sido bastante procurados por empresas de médio e grande porte, que estão sempre em busca de profissionais com boas habilidades de comunicação e conhecimento do comportamento humano. Podem atuar também em: hospitais, organizações não governamentais, educação a distância, editoras, assessorias especializadas, empresas e indústrias de diferentes âmbitos e portes, instituições de ensino público e privado, dentre outras atividades.

PÚBLICO ALVO

Pedagogia é o Curso ideal para quem tem interesse em ensinar, orientar e educar pessoas em diversos estágios da vida, seja enquanto ainda estão dando os primeiros passos no mundo ou quando já atingiram a fase adulta. O profissional de Pedagogia deve estar apto a implementar, avaliar, coordenar e planejar o desenvolvimento de projetos pedagógicos nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância. Também atua em cursos acadêmicos e/ou corporativos. O pedagogo viabiliza o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais. Desse modo deve ter habilidades que lhe possibilitem facilitar a comunicação entre a comunidade escolar e as associações vinculadas a ela. Além disso, o profissional licenciado em Pedagogia tem suas atividades pautadas na ética e na solidariedade, enquanto ser humano, cidadão e profissional.

1° Semestre
I. Introdução à Pedagogia;