Deficiência física; classificação, causas e tipos de deficiência física; Procedimentos Didáticos Metodológicos na classe comum e no Atendimento Educacional Especializado a alunos com deficiência física. Acessibilidade; barreiras; paralisia cerebral; distrofias musculares; lesões medulares (congênitas e adquiridas); a deficiência física no contexto do processo de ensino e aprendizagem.

A pós-graduação em Educação Especial em Deficiência Física busca aperfeiçoar a formação de docentes para atuarem com pessoas que possuem deficiência física, favorecendo o desenvolvimento de habilidades didáticas que possibilitem a observação de cenários que promovam inclusão do deficiente.

Nas áreas da educação e da saúde, em clínicas, escolas, instituições ligadas à educação e na orientação de equipes multidisciplinares.

Profissionais com cursos superiores nas áreas de economia, direito, engenharia, administração, contabilidade, história, ciências da informação e da computação, que buscam conhecimento ligados a inteligência de Estado e inteligência de segurança pública na perspectiva dos direitos humanos.

I. Pedagógicos e Tecnologias Aplicadas à Docência
II. Deficiência Intelectual - Implicações e Especificidades
III. Desafios Educacionais para a Docência Superior
IV. Desenvolvimento da Psicomotricidade