A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS; características básicas da fonologia; vocabulário; morfologia, sintaxe e semântica; a expressão corporal como elemento linguístico; Cultura e identidades surdas; Práticas de Libras.

Busca preparar profissionais para lidar com os problemas de ensino-aprendizagem, em espaços terapêuticos, no desenvolvimento de atividades que possam sanar as dificuldades de aprendizagem.

Em instituições escolares públicas e privadas, em órgãos hospitalares que promova a capacitação de seus colaboradores com cursos da área.

Profissionais com formação superior, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, professores de disciplinas diversas e demais profissionais, que possuem conhecimentos básicos em LIBRAS, e têm interesse no domínio da Língua Brasileira de Sinais.

I. Construção de Projetos Pedagógicos e Tecnologias Aplicadas à Docência
II. Cultura, identidade e escrita dos surdos.
III. Desafios Educacionais para a Docência Superior
IV. Didática do Ensino Superior
V. Fundamentos teóricos do tradutor/intérprete de libras.
VI. Introdução à linguística geral e da língua de sinais: noções gramaticais.
VII. Metodologias de ensino: para surdos (AEE) e para ouvintes tradutores/intérpretes de língua de sinais.
VIII. Prática de Libras - Ambiente Educacional: níveis de ensino, espaço físico, disciplinas, materiais escolar e gramática.
IX. Prática de Libras - Corpo Humano: higiene corporal, saúde, emoções e religiões.
X. Prática de Libras: identificação pessoal, saudações, relações familiar e gramática.
X. Prática de Libras: lazer, atividades esportivas e lugares.
X. Prática de Libras: profissões e ambiente profissional.
X. Práticas de Libras: verbos, adjetivos e advérbios utilizados no cotidiano.
X. Técnicas em Pesquisa e Construção de Textos Científicos