/5 dicas de como conciliar maternidade e estudos

5 dicas de como conciliar maternidade e estudos

Toda mãe de primeira, segunda ou terceira viagem sabe: a vida da mulher muda completamente após o parto. Na realidade, quando a mãe e o pai recebem a notícia da gravidez tudo vira de cabeça para baixo para ambos. Entretanto, a mudança mais drástica, com certeza, se dará na vida da mulher.

O homem também precisa se habituar a esse novo momento da vida, com a diferença de que ele não precisa interromper sua rotina para amamentar e cuidar do rebento regularmente. Ademais, poucos pais têm o privilégio de uma licença maternidade de 20 dias.

Agora, e se a mamãe pretende conciliar maternidade e estudos? Isso é possível? É totalmente possível ao mesmo tempo cuidar dos filhos, educando e os assistindo da melhor forma, e também estudar.

Seja cursando uma faculdade (presencial ou à distância), um curso técnico, supletivo, estudando para prestar concurso ou qualquer outra variante. Para qualquer uma das modalidades citadas há como conciliar maternidade e estudos. Abaixo listamos algumas medidas que vão fazer você turbinar os estudos e não esquecer dos cuidados com o bebê.

Comece aos poucos

Você precisa criar uma rotina de estudo, então veja como começar. Não se desespere e comece a estudar 10 horas por dia. Comece aos poucos, dedicando umas duas horas, no máximo, aos livros. Caso esteja matriculada num curso EAD (ensino à distância) divida esse tempo conforme as matérias da grade curricular.

É isso que você quer/pode fazer?

Mas, antes de efetuar a matrícula em qualquer curso, pense se isso é realmente o que quer. E o mais importante, se isso é realmente algo que você pode cumprir. Não dá para abraçar o mundo. Se sentir que não é a hora, o melhor é postergar os estudos por um tempo.

Não esqueça das crianças!

Um dos pontos centrais é “realmente” conciliar maternidade e estudos. Ou seja, o ideal é não escolher um curso que não permita que a mãe perca o contato com o filho. Até é interessante o manter por perto, até mesmo durante os estudos. É lógico, contanto que você se mantenha concentrada nos livros.

Escolha um curso online

Qualquer forma de elevar a sabedoria e proporcionar melhores condições financeiras no futuro – advindas do aperfeiçoamento intelectual é louvável. Porém, se o objetivo é conciliar maternidade e estudos, a escolha de um curso EAD vai facilitar o contato mãe-criança. Além da economia de dinheiro e tempo de deslocamento.

Plano de estudo

Para se organizar melhor, monte um plano de estudo que trabalhe fortemente em prol da nova rotina da mãe. Ele tem que estar alinhado com atividades do dia-a-dia e com datas de entrega de trabalhos e apresentações, por exemplo. Se ainda faltar tempo para os estudos, arranje! Uma alternativa é estudar no começo da madrugada, em um horário de casa silenciosa e bebê no berço.

Esperamos que essas dicas ajudem as mães a não desistirem de seus sonhos de estudar e de ao mesmo tempo ver seus filhos crescerem aos seus lados.