/EAD: 1,5 milhão estuda a distância no Brasil

EAD: 1,5 milhão estuda a distância no Brasil

O que é?

Os cursos de ensino a distância são uma abordagem flexível e conveniente para aprender e oferecer a mesma educação e treinamento de alta qualidade que você esperaria de experiências de aprendizado tradicionais. Com o ensino a distância você terá mais flexibilidade para escolher quando e onde estudar é você que determino seu tempo de estudo segundo a sua disponibilidade. Para muitos, a educação a distância oferece a oportunidade perfeita para estudar e continuar trabalhando, com um ritmo de estudos adequado às suas necessidades. Não é à toa que o número de estudantes da modalidade EAD já chega a 1,5 milhão de alunos segundo a matéria da Veja.com a seguir.

Como funciona?

As aulas EAD são ministradas via internet, ou seja, o aluno pode ter acesso ao conteúdo onde e quando quiser. Também são utilizados os mais diversos meios de comunicação como smartphones, e-mail, videoconferência, fóruns pela internet, ambientes de aprendizagem virtual, entre outros, essas ferramentas são de extrema importância para aumentar a integração entre o aluno e a instituição. A relação com o corpo docente (professor) também é muito importante para que o aluno consiga expor suas dúvidas e dificuldades, além de fazer com que o professor tenha maior controle sobre a evolução e aprendizado de cada um, e as possíveis mudanças que possam ser feitas se necessário.

No ensino das aulas EAD também se faz necessário que em alguns momentos o aluno deva comparecer a algum polo ou ponto presencial da faculdade. Estágios supervisionados e trabalhos de conclusão de curso também podem ser exigidos de acordo com a lei.

O aluno que concluiu graduação ou pós na modalidade a distância recebe um diploma igual ao aluno que fez o curso de forma presencial. De acordo com a lei brasileira, os certificados do ensino superior não diferenciam a EAD da educação presencial.

Vantagens do ensino a distância.

• A principal vantagem do ensino à distância é que ele permite conciliar o aprendizado em torno de seu trabalho, vida doméstica e rotina.
  • Você também é quem defini seu próprio ritmo de estudo.
  • A decisão é sua, sobre quando e onde estudar.
  • Não importa sua localidade – se você tem acesso à internet poderá ganhar sua certificação de qualquer lugar do mundo.
  • Seu certificado tem o mesmo valor de um curso presencial.
  • Financeiramente falando e os cursos de ensino a distância também são muito mais baratos quando comparado com ensino presencial, sem falar na economia com deslocamento e alimentação que você teria que gastar se fosse até uma faculdade.
  • Uma característica que o aluno de ensino desenvolve é a capacidade de gerenciar o seu tempo e se manter focado e produtivo.

Acompanhe essa matéria que fala mais sobre o assunto