/Você sabe tudo que acontece em uma colação de grau?

Você sabe tudo que acontece em uma colação de grau?

E chegou o grande dia para os nossos alunos de Ciências Contábeis e Administração da Faculdade Campos Elíseos, esse talvez seja o momento mais aguardado por todo aluno que inicia em algum curso superior.

Mas se todos esperam pelo dia da formatura ou colação de grau poucos sabem o real significado desta cerimônia, acompanhe o texto fique sabendo tudo sobre o assunto.

A colação de grau, que é popularmente conhecida como formatura, é o momento em que, após cumprir as exigências e demandas curriculares de seu curso de graduação, o aluno recebe o grau acadêmico de bacharel ou de licenciado, o qual lhe habilita com os direitos e deveres profissionais, para exercer a profissão.

Cerimônia formal

A colação de grau normalmente envolve uma cerimônia formal, agendada com bastante antecedência, as vezes os alunos ou organizadores podem preparar uma festa ou baile mais isso é opcional, a cerimônia em si tem suas raízes em ritos medievais de ensino. As tradicionais vestimentas (as becas, capelos e faixas), bem como a ordem da cerimônia, respeitam padrões definidos há muito tempos – embora muitas vezes adaptados para os dias de hoje.

O evento inclui discursos e pronunciamentos de professores homenageados, paraninfos que são como padrinhos da turma, representantes e oradores lembrando mais uma vez que essas partes do evento mudam de acordo com o que os organizadores pensaram para o evento. Também é realizado o juramento referente à cada formação, versando sobre os deveres e responsabilidades do profissional da área frente à sociedade.

Nessas formas, a instituição realiza a colação na presença do diretor ou do reitor e dos representantes da administração. Vale destacar que os detalhes e regulamentos ficam à cargo de cada instituição, ou seja, algumas coisas da cerimônia podem mudar entre as faculdades e instituições de ensino.

A colação de grau é um passo obrigatório para a aquisição do grau em si e também para a emissão do certificado ou diploma.