Graduação

Ciências Contábeis EaD


Sobre o Curso



A Contabilidade é um segmento do mercado que oferece um extenso leque de atuação para seus profissionais. Com o atual cenário de crise no país, a demanda pelo conhecimento que um contador pode oferecer continua alta. Em especial, existem algumas áreas da contabilidade que estão em posição de destaque no momento, com perspectivas de crescimento contínuo para o futuro. Vejamos, algumas áreas de atuação mais promissoras para um contador no atual contexto da profissão:


 Auditoria – O auditor é o profissional que emite um relatório de opinião acerca da composição das demonstrações contábeis de uma empresa, e o tempo em que sua atuação se limitava às sociedades anônimas de capital aberto passou. A rapidez e a intensidade das transações comerciais aumentaram e a opinião de um profissional gabaritado ganhou importância no mercado. Investidores precisam de mais confiança para aplicar capital nas empresas e bancos precisam de segurança no retorno de empréstimos e financiamentos concedidos, o que faz do auditor uma peça relevante no cenário atual.

 Análise financeira – A gestão do fluxo de caixa deve ser uma atividade conduzida com bastante dedicação por parte das empresas; afinal, não adianta gerar lucro se não há dinheiro disponível para distribuí-lo. Um contador especializado em análise financeira é o profissional que pode tomar decisões a respeito de temas como giro do estoque, investimento em projetos e captação de recursos, ou seja, um aliado essencial para conduzir as entradas e saídas do caixa.

 Perícia contábil – Quando um litígio judicial pede decisões embasadas em temas da contabilidade, o perito contábil é o profissional convocado pelo juiz ou pelas partes do processo para emitir um laudo que solucione a questão. O sucessivo aumento da demanda do judiciário brasileiro contribui com um cenário positivo para esse profissional. Apesar da carga de responsabilidade e pressão dos prazos dos processos, as altas remunerações e a possibilidade de trabalhar via home office fazem da perícia uma das áreas da contabilidade mais atrativas para novos profissionais.

 Assessoria – O aumento na taxa de desemprego reflete uma oportunidade para os serviços de assessoria contábil, fiscal e pessoal: o brasileiro está mais empreendedor. Sem emprego, as pessoas estão criando suas próprias oportunidades e abrindo mais empresas, que vão necessitar do acompanhamento de uma contador para cumprir as demandas do Fisco e potencializar a tomada de decisão. Essa é uma das áreas da contabilidade em que a concorrência é mais alta; portanto, é preciso um diferencial no serviço para conquistar o sucesso.

 Consultoria – O conhecimento do contador é extremamente valioso e existe uma alta demanda por ele no meio empresarial. A consultoria é a maneira de vender essa experiência em forma de estratégias para maximizar o desempenho de seus clientes, que, cercados por uma concorrência mais acirrada, precisarão do melhor apoio possível para garantir a continuidade dos seus negócios. O crescente uso de softwares de gestão representa uma oportunidade de venda de seus serviços como consultor, na participação da parametrização e manuseio desses sistemas. A análise de custos, compliance fiscal e planejamento tributário também são demandas relevantes no cenário atual e futuro para as empresas brasileiras.

As áreas da contabilidade são inúmeras, mas se você direcionar sua carreira para um dos segmentos que apresentamos aqui, as chances de ser um contador de sucesso serão multiplicadas. É possível, inclusive, organizar seus horários para exercer mais de um segmento. Não deixe de considerar essa ideia!

Donwload da Grade Curricular

Edital Processo Seletivo - Vestibular 2017.2

A área contábil tem uma imensa opção de carreiras e, por isso, um alto índice de empregabilidade. Dentre as perspectivas profissionais na área podemos destacar a Contabilidade Internacional, Contabilidade Gerencial, Contabilidade de Custos, Contabilidade Tributária, Contabilidade Ambiental, Auditoria Interna e Externa, Perícia e Arbitragem, Assessoria e Consultoria, entre outras. O profissional de contabilidade pode atuar tanto na iniciativa privada, como em órgãos públicos ou do Terceiro Setor. Vejamos algumas destas possibilidades:

    EMPRESAS (Privada)
  • o Contador Geral
  • o Controller
  • o Contador de Custos
  • o Cargos Administrativos
  • o Analista Financeiro
  • o Auditor Interno
  • o Gerente de Tributos
     ESTATAIS (Órgãos públicos)
  • o Contador Público
  • o Tribunal de Contas
  • o Auditor Fiscal
  • o Outros cargos públicos
     INDEPENDENTE
  • o Contador
  • o Perito Contábil
  • o Auditor Independente
  • o Consultor
     ACADÊMICO
  • o Professor do ensino técnico e profissionalizante
  • o Pesquisador
  • o Escritor
  • o Palestrante
  • o Parecerista
1° Semestre
I. Estrutura Lógica do Pensamento;
II. Fundamentos da Comunicação Integrada;
III. Matemática I
IV. Teorias da Administração;
V. Introdução ao Direito
VI. Introdução à Contabilidade
VII. Macroeconomia
2° Semestre
I. Comunicação Empresarial;
II. Contabilidade Geral;
III. Matemática II;
IV. Microeconomia;
V. Laboratório Contábil I;
VI. Direito Empresarial e Societário
VII. Teoria da Contabilidade
3° Semestre
I. Gestão e Educação Ambiental;
II. Contabilidade Intermediária;
III. Legislação Trabalhista e Previdenciária;
IV. Estatística;
V. Laboratório Contábil II
VI. Mercado de Capitais
VII. Matemática Financeira
VIII. Atividades Complementares I
4° Semestre
I. Tecnologia da Informação e Comunicação;
II. Ética e Decisões Políticas;
III. Contabilidade de Custos;
IV. Contabilidade Avançada I;
V. Contabilidade Fiscal e Tributária
VI. Laboratório Contábil III
VII. Contabilidade e Orçamento Público
VIII. Planejamento Tributário
5° Semestre
I. Psicologia;
II. Empreendedorismo;
III. Gestão e Análise de Custos;
IV. Gestão Financeira e Orçamentária I;
V. Laboratório Contábil IV
VI. Contabilidade Internacional
VII. Contabilidade Avançada II
VIII. Estágio Supervisionado I
6° Semestre
I. Auditoria;
II. Gestão Financeira Orçamentária II;
III. Contabilidade Societária;
IV. Metodologia Trabalho Científico;
V. Métodos Quantitativos;
VI. Multiculturalismo
7° Semestre
I. Contabilidade do Terceiro Setor;
II. Perícia Contábil e Arbitragem;
III. Análise dos Demonstrativos Financeiros;
IV. Contabilidade Bancária;
V. Laboratório Contábil V;
VI. Desenvolvimento de Projetos
VII. LIBRAS
8° Semestre
I. Contabilidade Atuarial e Seguros;
II. Controladoria;
III. Tópicos Avançados de Contabilidade;
IV. TCC;
V. Laboratório Contábil VI;
VI. Estágio Supervisionado IV

INFORMAÇÔES


Duração do curso : 4 anos


MATRICULE-SE

Graduação EaD