Pós-Graduação

O BRASÃO

Um brasão de armas ou, simplesmente, brasão, na tradição europeia medieval, é um desenho especificamente criado - pobedecendo às leis da heráldica - com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, regiões e nações. O Brasão da Faculdade Campos Elíseos foi criado pelo Artista Heraldico, Raul Breno Marquardt, Heraldista - Rei de Armas do STACHB, o qual com muita mestria desenvolveu esta linda peça heráldica, a qual tentaremos definir nas linhas a seguir.



Na verdade não trata-se de brasão propriamente dito, mas sim um escudo, e suas cores são as mesmas do logo institucional, o qual acompanha a Faculdade por mais de 20 anos. O referido Brasão de Armas, sofreu alterações em seu escudo no ano de 2014,pois a Faculdade Campos Elíseos comemora seu 20° aniversário. Desta forma o Leão foi coroado e sua posição foi alterada para a direita, mostrando assim retidão e suas cores ficaram mais sóbrias, permanecendo apenas as cores básicas do logo original.



SUAS CORES SIGNIFICAM:

Dourado  – A cor dourada representa valor, realeza e ostentação. É o simbolo da pureza, o principal objetivo dos alquimistas era produzir ouro a partir de outras substâncias, como o chumbo.

Cobre / Bronze  – A cor bronze, representa a vida eterna, o cobre é um metal de transição avermelhado, que apresenta alta condutibilidade elétrica e térmica, só superada pela da prata. É possível que o cobre tenha sido o metal mais antigo a ser utilizado, pois se têm encontrado objetos de cobre de 8700 a.C.

Azul – A cor azul costuma estar associado à paz, à ordem, à harmonia. Entre os matizes, é o menos expansivo e forte aos olhos. Sinônimos: cerúleo, cárdeo, celeste, azulado, safira. O azul estimula a criatividade, o firmamento, indicando a universalidade e elevação dos mesmos propósitos.

Branco - A cor branca é a junção de todas as cores do espectro de cores. É definida como "a cor da luz", em cores-luz, ou como "a ausência de cor", em cores-pigmento. É a cor que reflete todos os raios luminosos, não absorvendo nenhum e por isso aparecendo como clareza máxima.

SUA SIMBOLOGIA SIGNIFICA:

Vamos tentar descrever livremente esta linda arte, da maneira mais simples e objetiva, podemos relatar cada paramento da seguinte forma:

LIVRO: "Símbolo clássico da erudição e do ensino. Sua cor de ouro simboliza a nobreza com que é exercido o ensino".

PENA de ÁGUIA de PRATA: "A águia é a mais nobre das aves, símbolo de poder e de vitória, e por ser de prata, representa a eloquência com que é exercido o ensino".

LEÃO de OURO, ALADO de PRATA: O Leão, o "rei dos animais", com sua reputação de força, de bravura, de nobreza, tão conforme com o ideal medieval, podia apenas seduzir aqueles que queriam escolher sua armadura.

ENGRENAGEM: A engrenagem cilíndrica de dentes retos simboliza a transmissão, o trabalho em equipe.

LEMA em LATIM: “Audere est facere”, que significa “Ousar é Fazer”, trata-se do lema de nossa Instituição, a intenção de fazer e ousar é a mais pura realidade dentro dos portões de nossa Faculdade.

MATRICULE-SE

Pós-Graduação