10 coisas que você precisa saber para doar Sangue

10 coisas que você precisa saber para doar Sangue

Amanhã é o dia nacional do doador de sangue e você sabe quais são os requisitos para fazer uma doação e se você está apto a ser doador?

Não é rara as vezes que os estoques fiquem bem abaixo do ideal e os hemocentros acabam trabalhando sempre em situações críticas, alguns tipos sanguíneos mais raros sofrem ainda mais com a falta de doadores.

Uma bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas. De qualquer modo, é necessária a conscientização de que a doação de sangue precisa ser feita não apenas em épocas de campanhas para o reabastecimento de baixo estoque, mas durante todo o ano. O sangue doado tem sempre utilidade e essa semana vários hemocentros estão estão fazendo campanhas para conscientizar sobre esse tema tão importante e vital para quem necessita de uma transfusão.

Doar sangue é um ato de cidadania, todos os grandes centros urbanos possuem hemocentros disponíveis para aqueles que querem doar. As pessoas que trabalham podem pedir um atesto médico no ato da doação e o seu dia será abonado pelo empregador, então motivos como a falta de tempo não servem de desculpa quando  se trata de um assunto tão sério.

Existem algumas regras que devem ser seguidas e algumas situações que nos impedem de doar, veja a seguir esse check-list completo e fique por dentro.

Veja se você está dentro dos requisitos básicos.

  • Para ser doador você precisa estar com idades entre 18 e 69 anos e 11 meses, menores de idades podem doar mediante consentimento dos pais ou responsáveis legais.
  • Lembrando que pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade
  • Ter peso igual ou superior a 50 kg.
  • Você deve estar saudável no momento da doação, se estiver gripado, resfriado, febre ou quaisquer outros sintomas espere por sete dias até o desaparecimento de todos os sintomas apresntados.
  • Gestantes, lactantes e pessoas que fizeram tatuagem nos últimos 6 meses também estão impedidos de doar.
  • Pessoas que tiveram evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas também não podem doar.
  • Hepatite após os 10 anos de idade.
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis.
  • Em caso de malária.
  • Viagens também podem ser um empecilho para quem quer doar sangue se você esteve no continente africano por exemplo deve esperar 12 meses até estar apto novamente.

Para maiores informações acesse este link da ANVISA e da PRÓ SANGUE:

http://www.brasil.gov.br/saude/2014/11/confira-requisitos-basicos-para-doar-sangue

http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *