
2ª licenciatura – benefícios que impulsionam sua carreira
Publicada pelo Conselho Nacional de Educação no ano de 2015, podemos considerar a regulamentação da modalidade de 2ª licenciatura um tanto quanto recente, por isso, muitos profissionais ainda encontram dúvidas sobre o modelo do curso e seus benefícios.
Considerada como curso superior, a 2ª licenciatura destina-se aos profissionais da área da educação que já possuem uma primeira licenciatura, mas que desejam se habilitar para a atuação em outras áreas.
Encarada por muitos professores como mais uma oportunidade para alavancar a carreira ou até mesmo ampliar os campos de conhecimento, a opção tem se tornado bastante procurada, já que o permite lecionar como docente também em outras matérias. Mas, se você é professor e ainda não sabe se o curso é a melhor alternativa na busca pelo seu desenvolvimento profissional, vamos apresentar abaixo algumas vantagens na hora da escolha!

Como vimos, a segunda licenciatura permite às pessoas já licenciadas a formação em uma outra área do magistério, ou seja, possibilita ampliar o campo de atuação.
Um exemplo prático seria: professor formado em língua portuguesa pode cursar uma segunda licenciatura em geografia e assim conseguirá atuar nas duas disciplinas.

Com carga horária entre 700 e 1200 horas, o curto período e a agilidade para a formação são importantes fatores na hora da escolha.
A grade curricular tem como foco apenas os conhecimentos da área escolhida, eliminando as bases didáticas e pedagógicas, já vistas no curso anterior. Ou seja, a 2ª licenciatura viabiliza, em menor tempo, outra graduação e com igual titulação.

Procura algo acessível? Então o curso se encaixa ao seu perfil!
Com a otimização das aulas e o curto prazo, os custos também são menores. A diferença torna-se ainda mais expressiva quando se opta por um curso à distância, geralmente mais baratos em relação ao presencial e sem perder a qualidade do ensino.

Conhecer diferentes perspectivas da área educacional, possuir domínio técnico em diversos temas e uma abordagem multidisciplinar, o torna um profissional mais completo, com um currículo mais valioso, consequentemente, abrindo portas que vão além das salas de aulas, como: secretarias de educação, editoras, projetos sociais, escolas profissionalizantes, entidades políticas e muitas outras.
Caramba que legal saber sobre coisas que nos fazem abrir mais a mente sobre o tema, ótimo artigo!
Gostaria de saber mais sobre as opções de cursos