5 dicas imperdíveis sobre o TCC

5 dicas imperdíveis sobre o TCC

O momento mais aguardado para todos os estudantes talvez seja a conclusão do curso – nessa fase eles ficarão aptos a adentrar no mundo do trabalho sem seres estagiários. Só que antes de concluir a graduação, o aluno precisa passar pelo temido TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). É tempo de calma e foco, não de desespero. Acompanhe essas cinco dicas imperdíveis para você fazer seu TCC com tranquilidade.

Informação

Antes de tudo, se informe com os responsáveis na sua instituição de ensino, acerca dos parâmetros de avaliação utilizados. É muito importante estar ciente daquilo que se está fazendo. Um detalhe errado pode desclassificar todo o seu trabalho. As regras ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) regem toda a formatação dos trabalhos acadêmicos e são pré-requisito para o estudante fazer o trabalho final da forma correta.

Como se preparar para o TCC?

Primeiramente, você deve se manter calmo, com planejamento tudo fica mais fácil. Nesse estágio você deve fazer a escolha do tema do seu TCC. Uma dica é escolher três temas e então decidir aquele que você mais se identifica.

Lembre-se que é necessário fazer uma boa pesquisa sobre o seu tema, pois ele já pode ter sido feito por alguém e você pode ficar frustrado se descobrir isso depois que já tiver feito. Mas é claro, há diversos temas que já foram trabalhados, mas que podem ser mais bem explorados. Pesquisa é tudo nessa hora, não jogue a toalha em um tema de primeira.

Como ele deve ser feito?

Essa parte é um pouquinho complicada, mas deve ser seguida com atenção. É nesse estágio que o seu trabalho vai começar a tomar forma. O TCC tem que ter capa e contracapa, título, sumário, introdução e aí vai embora até a conclusão. Nessa parte entra o primeiro passo do texto que é o informativo que deve seguir todas as demandas exigidas pelo seu curso e instituição.   

Importância de observar os prazos de entrega

Também é muito importante se atentar aos prazos de entrega. Já pensou em se dedicar tanto em algo, investir seu esforço e por tudo a perder por causa de prazos e datas? Então fique atento para entregar tudo conforme o combinado.

Preparando a apresentação.

Chegou o grande dia, o dia de apresentar seu trabalho. Muitas pessoas soam frio só de pensar, mas seguindo essas regrinhas básicas não tem como dar errado.

Roteiro

Para você não se atrapalhar todo, faça um roteiro com tudo que será dito na apresentação.

Preparando os slides

Prepare slides que sejam bem diretos e claros – sem muita informação desnecessária. Nada de “florear” excessivamente, quanto mais claro melhor.

Ensaio

É interessante você estudar muito bem o que vai dizer. É necessário dominar o assunto, deixar tudo na ponta da língua, afinal de contas você que compilou tudo aquilo. Também é interessante fazer ensaios e ver outras apresentações se possível. Treine olhando no espelho ou quiça grave sua voz no celular para dar mais fluidez às palavras, notando eventuais falhas de andamento.

Descanso

Sabe o que você deve fazer um dia antes da apresentação? Nada, isso mesmo, nada. Tire esse dia para descansar e relaxar.

Escolha a roupa certa

É importante estar bem vestido no dia da apresentação, lembre-se do ditado a primeira impressão é a que fica. Mas também não se vista com toda formalidade do mundo, afinal você não trabalha em um banco.

Feedback

Pra finalizar vem a conclusão, hora do feedback dos professores, quando tanto eles como alguns alunos poderão fazer perguntas sobre seu trabalho. Não se intimide e responda com calma – de maneira clara e concisa.

Na final da sua apresentação agradeça pela disponibilidade a todos aqueles que estavam presentes e ufa, acabou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *