
5 dicas para fazer a pós-graduação do jeito certo
Muitas pessoas já possuem uma graduação e estão em busca de uma especialização para tomar um novo rumo na vida profissional e conseguir aquele “upgrade” no salário.
Porém há uma questão que surge logo no início: qual pós-graduação fazer?
Às vezes um único curso possui opções diversas que acabam gerando confusão na hora de tomar essa decisão tão importante. Mas não criemos pânico! Temos algumas dicas que irão te auxiliar a fazer a pós-graduação do jeito certo.
1 – Quanto tempo disponível você tem?
É muito importante levar em consideração quanto tempo você tem para se dedicar aos estudos. A pós-graduação irá tomar tempo na sua rotina. Sua vida, provavelmente, já tem todo um sistema esquematizado – são projetos profissionais, pessoais, familiares ou de qualquer outra natureza.
Agora imagine que no meio disso tudo você precisa encaixar essa sua nova atividade, ou seja, é necessário pensar nisso antes de se matricular. Lembre-se que você tem que considerar qual modelo de estudo você deve escolher – os cursos presencias são os que exigem mais do seu tempo e as modalidades a distancia são mais flexíveis.
2 – Quanta experiência você tem na área?
Muitos pensam que é mais prático emendar a pós na graduação, pois o aluno já está no embalo de estudar e a sua rotina já está praticamente pronta. Mas especialistas dizem que o aprendizado que você adquire trabalhando na área também é muito importante para assimilar melhor qual ramo de especialização você mais se identifica. Um profissional de publicidade, por exemplo, tem muitas opções pela frente tais como criação, TV, mídias sociais entre outras.
Esse tipo de experiência você só alcançará se estiver trabalhando na área e com certeza poderá escolher com maior convicção sua pós.
3 – Perfil em T
Você sabe o que é um “perfil em T”? O profissional que possui um perfil em T é aquele que tem grande conhecimento em temas gerais, mas se aprofunda em determinado assunto ganhando notoriedade nesse ponto. Essa dica complementa a anterior.
Depois de já estar trabalhando em determinada área e conhecendo superficialmente um pouco de tudo, o profissional escolhe o ponto que mais lhe chama a atenção. É aí que entra a especialização, ou pós, no assunto que for de maior interesse para pessoa.
4 – Lato sensu ou stricto sensu?
Agora vamos falar um pouquinho de teoria. Esses dois termos aí em cima dividem os cursos de pós-graduação. Os cursos de stricto sensu são os de mestrado e doutorado, e os de lato sensu são mais voltados para as especializações e MBAs.
Não há uma regra clara, mas os de lato sensu são inclinados ao mercado de trabalho, por terem conteúdo de aplicação mais prática. Já os de stricto sensu são mais procurados por aqueles que buscam uma carreira mais acadêmica que lhe renderá um diploma de mestre ou doutor.
5 – Defina onde você quer chegar
E para finalizar, uma questão muito importante: onde você quer chegar?
Só é possível traçar metas e tomar uma direção se souber e tiver um destino que você quer alcançar. Não existe uma “melhor pós-graduação”. A melhor será aquela que te levará justamente ao seu destino. Essa é uma das perguntas que te ajudarão a escolher melhor qual curso fazer. Isso é algo muito pessoal, então defina seu objetivo e escolha o melhor caminho para alcançá-lo.