A tecnologia por trás dos cursos online

O momento que vivemos está completamente pautado pela tecnologia que está em constante evolução, todas as áreas de atuação estão usando a tecnologia a favor de suas operações trazendo a otimização dos seus serviços.

Não poderia ser diferente com o setor da Educação, que também vem fazendo o uso de novas ferramentas inserindo a tecnologia no ambiente educacional.

As ferramentas tecnológicas tem se tornado cada vez mais comuns. Escolas, faculdades e universidades fazem da tecnologia uma grande aliada no processo de aprendizagem, pois estimula a criatividade e é atrativo ao estudante pois oferece muito mais flexibilidade.

A modalidade de ensino a distância veio para ampliar o acesso de alunos ao ensino superior e cursos de especialização. Esta possibilidade de estudar quando e onde quiser desde que haja acesso à Internet está atraindo muitos professores em todo o mundo, assim como alunos que não possuem uma instituição de ensino fixa próxima próxima de sua localidade.

As vantagens que a tecnologia traz ao Ensino a Distância são inúmeras, tais como flexibilidade de horários, custo mais baixo para o aluno e a não necessidade de deslocamento. Além disso, normalmente, os cursos online não exigem formação de turma, permitindo que o interessado comece a estudar em qualquer época do ano.

Da mesma forma que as plataformas de entretenimento streaming funcionam, assim são as plataformas utilizadas para cursos de educação a distância, o aluno tem a oportunidade de gerenciar seu próprio aprendizado, já que pode ter autonomia para estudar e “assistir” as aulas de acordo com seu tempo disponível.

O sucesso do EAD é fruto da constante evolução de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Veja a seguir algumas das ferramentas que são utilizadas nas plataformas digitais.

AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)

É através deste ambiente online que o aluno acessa, pelo computador, para assistir às aulas e realizar as atividades, é sala de aula virtual que o aluno acessa quando quiser.

2. Vídeo-aulas

Como o próprio nome indica, são aulas pré-gravadas em vídeo com os conteúdos pertinentes ao curso que está sendo realizado. O aluno tem acesso ilimitado a essas aulas podendo vê-las quantas vezes for necessário.

3. Áudio e Videoconferência

É um tipo de tecnologia que permite que os alunos e professores estabeleçam  uma comunicação direta em tempo real, através de dispositivos de comunicação, como computadores e smartphones.

4. Chats e Fóruns

Com ferramentas de bate-papo e fóruns de discussão, os alunos podem expor suas dúvidas no grupo, outros alunos também têm acesso e professores ou tutores, fazem a moderação e esclarecem as dúvidas em geral.

5. Bibliotecas Virtuais

Como não poderia ser diferente a tecnologia oferece as bibliotecas virtuais que os alunos podem ter acesso a grandes acervos digitais, podendo até baixar alguns conteúdos para suas pesquisa e leitura.