Dicas para valorizar seu dinheiro e organizar as finanças

Dicas para valorizar seu dinheiro e organizar as finanças

Nem sempre é fácil ter um dinheirinho sobrando no final do mês, né?! A falta de planejamento financeiro, principalmente para quem tem o orçamento apertado, pode aumentar significativamente o risco de compras além do necessário, atrasos dos boletos, pagamentos com juros e vários outros fatores.

Sabemos que cada pessoa tem realidades e objetivos diferentes. Independente de suas metas e mesmo que sua renda não possua muitos dígitos, quando se tem um bom controle financeiro é possível sim economizar e tornar essa tarefa menos desafiadora.

No entanto, é preciso fazer boas escolhas e dar prioridade ao que realmente tem importância para o momento. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a controlar as finanças pessoais e conseguir guardar uma parcela do salário para a poupança:





1. Reserve um dia no mês para organizar sua vida financeira

Seja no início ou no final do mês, sente-se e atente-se. Separe todas as despesas/dívidas e as calcule, veja se estão dentro de seu orçamento. Observe se há gastos que podem ser cortados da lista e analise, caso necessário, as possibilidades de conseguir uma renda extra. Deixe este dia com uma data fixa em seu calendário e mantenha o compromisso.





2. Monte uma planilha com despesas fixas, dívidas e pagamentos

Após organizar boletos e ganhos, coloque todos os valores especificados em uma planilha completa. Divida seus gastos por categorias, despesas fixas, lazer, alimentação, educação, transporte, saúde. Da mesma maneira classifique suas fontes de renda. Dessa forma, os números ficam mais claro e você pode analisar detalhadamente a situação atual de sua vida financeira.





Temos até um modelinho de planilha pronto como sugestão para você, Baixe agora! PLANILHA DE GASTOS





3. Defina prioridades

Afinal, dinheiro não traz felicidade, mas abre caminhos para que se possa conquistar mais qualidade de vida para você e sua família. Defina suas prioridades, algumas mudanças na rotina podem ajudar, pois são justamente os gastos supérfluos que nos impedem de tirar inúmeros sonhos do papel.





4. Prefira compras à vista

Sabemos que as taxas de juros para compras parceladas são altíssimas, o que pode comprometer um orçamento já apertado. Por isso, opte por compras à vista e evite contrair dívidas no cartão de crédito. Prefira traçar um plano do quanto consegue economizar mensalmente e em quanto tempo poderá realizar a compra à vista.





5. Crie uma reserva financeira

Poupar sempre: comprometimento e seriedade na tarefa de guardar uma pequena porcentagem de sua receita mensal. A reserva ou a poupança são essenciais para a hora da emergência, um dinheiro extra que pode nos socorrer sem comprometer o planejamento e a organização financeira pré-estabelecidas.





Gostou das dicas? Agora que você já sabe da importância de monitorar e controlar seus gastos, aproveite o momento para fazer um curso livre em Gestão Financeira. A FCE te presenteia com três opções totalmente sem custos. Basta clicar no link abaixo. Aproveite!









2 Comentários

  • Saber sobre finanças é crucial para dos dias de hoje! ótimo artigo! 👏🏽👏🏽 por favor não deixe de conferir o nosso site de finanças e cartão de crédito: https://oseucredito.com/ 😊

    O seu crédito Reply
  • Adorei as dicas! Se eu puder dar uma contribuição com o texto, eu diria para os leitores procurarem os jogos que permitem ganhar dinheiro online.
    Esta lista tem 8 bons jogos que pagam no PayPal: https://www.pagamentocontas.com.br/jogos-ganhar-dinheiro-paypal/ Sugiro visitar a página para saber mais e ganhar dinheiro assim.

    Leandro Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *