
Empregabilidade – O que o mercado espera dos profissionais de 2021?
O ano de 2020 não foi um ano fácil. A pandemia do novo coronavírus chacoalhou o mercado de trabalho, não só no Brasil, como em todo o mundo. Algumas áreas e alguns profissionais reinventaram-se, adaptaram-se e buscaram soluções para enfrentarem o ano desafiador. Já outros, não encontraram alternativas eficientes e acabaram em baixa.
Mas e agora? Como me preparar para 2021?
Como já dito, o novo normal nos trouxe consideráveis mudanças e inúmeras novas exigências para o mercado de trabalho. Podemos dizer que esse conjunto de novos requisitos procurados pelos empregadores em um profissional chama-se ‘Empregabilidade’ – a soma de conhecimentos técnicos e comportamentais que o torna apto e desejado para determinadas vagas.
Sendo assim, como está a sua empregabilidade? Você se considera pronto para enfrentar esse novo ano e esse novo mercado? Pesquisas apontam que grandes corporações buscam para esse ano de 2021 profissionais que reúnam o domínio na redução de custos, proatividade e produtividade, além de condutas específicas, como a resiliência, por exemplo.
Para que sejamos mais claro e para que possamos te ajudar de uma maneira mais direta, vamos às exigências apresentadas para 2021 e que, se trabalhadas em si próprio de maneira séria e comprometida, 2021 será o seu ano de sucesso.
Antenado às tendências tecnológicas
Empresas e empregadores observaram durante o ano de 2020 a importância da tecnologia para a manutenção de seus negócios, por isso, o profissional de 2021 precisa estar atento a cada atualização tecnológica, independente da sua área de atuação.
Ser proativo, ético e motivado
Dentre todas as dificuldades encontradas pelas companhias no último ano, entendeu-se o quão relevante e necessário se faz ter em seu quadro um colaborador com visão de futuro, que assume responsabilidades, antecipa-se aos problemas trazendo soluções, mantêm-se fiel aos valores da empresa, além da motivação, mesmo diante das adversidades.
Bom relacionamento interpessoal e trabalho em equipe
A boa comunicação e a facilidade de trabalhar em equipe, mantendo um clima agradável e colaborativo no ambiente de trabalho serão avaliadas pelos recrutadores durante este ano. A qualidade das relações e o respeito são fundamentais para os perfis que ocuparão as vagas em 2021.
Ser resiliente e flexível
Estas também estão entre as competências mais importantes para 2021. Empresas querem profissionais dispostos a ultrapassarem obstáculos e que sejam flexíveis para saberem lidar com transformações e mudanças repentinas, como foi o caso de 2020.
Possuir uma segunda língua
Pré-requisito comum para 2021, ter fluência em outro idioma será essencial.
Capacidade e produtividade no remoto
Este não poderia estar de fora da lista de competência para 2021. Com ou sem vacina, inúmeras empresas já definiram que seus fluxos de trabalho serão realizados de forma híbrida neste ano, ou seja, alternando entre dias no escritório e dias em home office. Sendo assim, dominar o ambiente virtual e conseguir produzir no ambiente domiciliar contará muitos pontos.
Como vimos, independente do campo de atuação, o profissional de 2021 precisar estar atualizado e em constante desenvolvimento, precisa ser capaz de se fortalecer em competências que vão muito além do conhecimento primário.
E a FCE pode te ajudar na busca por habilidades técnicas que estejam em sinergia com o mercado.
Parabéns pelo conteúdo e pela abordagem! É absolutamente relevante tratar do assunto diante da instabilidade e insegurança causados pelos efeitos da pandemia no mercado de trabalho. Sugiro a leitura do artigo escrito pela Dra. Dórea Luma sobre a dificuldade das pessoas portadoras de deficiência, as quais foram ainda mais atingidas com a situação. Caso tenham interesse na leitura do texto: ttps://dralumadorea.com.br/apesar-da-lei-avancada-brasil-custa-a-adotar-neurodiversidade-no-trabalho-2/