
Mulheres que inspiram
Hoje o dia é dedicado a você, mulher, que reinventando-se a cada dia nos mostram o poder da força e da coragem na busca por respeito e direitos igualitários.
E para nos inspirarmos nessa data que tanto nos remete às lutas históricas das mulheres, a FCE apresenta seis importantes figuras femininas na batalha por igualdade de direitos, especialmente nos campos profissional e político. Exemplos que abriram e abrem caminhos para tantas outras em suas conquistas.
Michele Obama

Advogada e escritora, Michele construiu uma imagem muito além de apenas primeira-dama dos Estados Unidos. Atualmente uma das mulheres mais influentes do mundo, utiliza sua voz e sua garra em prol de causas como educação para crianças e a luta pela igualdade de gênero.
Marta

Ícone do futebol, Marta foi premiada melhor jogadora do mundo por seis vezes (conquista nunca alcançada no futebol masculino), soma também o maior número de gols na Seleção Brasileira, ultrapassando Pelé. Mais do que uma atleta incrível, Marta é conhecida pela sua luta em defesa do esporte feminino.
Greta Thunberg

A adolescente ficou conhecida após ter protestado em frente ao Parlamento sueco na luta contra o aquecimento global. Ganhando fama como líder no ativismo ambiental, Greta inspirou movimentos estudantis internacionais, recebendo inúmeras honrarias e discursando em evento da ONU.
Tarsila do Amaral

Contrariando os padrões de sua época, Tarsila trouxe ousadia e pioneirismo para a arte brasileira. A artista viveu em uma época em que o país não exportava sua arte, mesmo assim, levou sozinha seu trabalho e a cultura brasileira para o mundo. Suas obras inspiraram e inspiram diversos movimentos artísticos.
Marie Curie

Primeira mulher a receber o prêmio Nobel, a polonesa Marie Curie é uma das cientistas mais reconhecidas no mundo por ter feito grandes descobertas relacionadas à radioatividade. Também foi a primeira a receber o prêmio Nobel por duas vezes em campos diferentes da premiação: Física e Química.
Donas “Marias”

Mais do que inspiradoras, brasileiras donas de casa, mulheres que conciliam múltiplas jornadas diárias, enfrentando o mundo, numa batalha com o único objetivo de transformar a renda familiar em ouro.