Introdução do conceito de aprendizagem e da interdisciplinaridade na Psicopedagogia. Contextualização da psicopedagogia Clínica; Teoria Psicanalítica e sua contribuição no diagnóstico das dificuldades de aprendizagem; diagnóstico e intervenção; regulamentação da profissão.
Busca preparar profissionais para lidar com os problemas de ensino-aprendizagem, em espaços terapêuticos, no desenvolvimento de atividades que possam sanar as dificuldades de aprendizagem.
O mercado para o psicopedagogo clínico está em franca expansão, impulsionado pela crescente demanda por atendimento especializado. O profissional pode atuar de forma autônoma em seu próprio consultório, em clínicas multidisciplinares (ao lado de psicólogos, fonoaudiólogos e neurologistas), em centros de saúde, hospitais e ONGs, atendendo crianças, adolescentes, adultos e idosos com queixas relacionadas à aprendizagem.
A especialização é destinada a profissionais com graduação nas áreas de Saúde e Educação. O público ideal é composto por pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e professores licenciados que buscam uma qualificação específica para atuar no diagnóstico e na intervenção terapêutica das dificuldades de aprendizagem em um contexto clínico e individualizado.