As concepções históricas, psicológicas e pedagógicas referentes a deficiência, formas organizativas do trabalho pedagógico – políticas e práticas de atendimento educacional, Conceitos e Classificação das deficiências. Fatores psicológicos e socioculturais; a questão do preconceito/discriminação frente à diversidade; cidadania e direitos humanos, processos de exclusão e inclusão educacional.
Capacitar os profissionais para atuarem em organizações de apoio à inclusão de pessoas com necessidades educacionais e especiais e suas necessidades.
O especialista em Educação, Diversidade e Inclusão Social tem um campo de atuação em plena expansão. As oportunidades se encontram em escolas públicas e privadas (na docência, coordenação ou Atendimento Educacional Especializado – AEE), na gestão de secretarias de educação, em organizações não governamentais (ONGs), em empresas (nos setores de responsabilidade social e gestão da diversidade) e na elaboração e consultoria de políticas públicas inclusivas.
A pós-graduação é destinada a profissionais graduados de diversas áreas, com destaque para educadores (pedagogos, professores licenciados), gestores escolares, psicólogos, assistentes sociais, advogados e gestores de recursos humanos. É ideal para todos que buscam aprofundar seus conhecimentos e habilidades para atuar na promoção dos direitos humanos, da justiça social e de uma educação para todos.