A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS; características básicas da fonologia; vocabulário; morfologia, sintaxe e semântica; a expressão corporal como elemento linguístico; Cultura e identidades surdas; Práticas de Libras.
Contribui para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, promovendo a inclusão socioeducacional de sujeitos surdos, de modo a conhecer a língua de sinais no seu uso, na sua estrutura e sua importância no desenvolvimento educacional da pessoa surda, preparando os docentes a adequar suas metodologias de ensino neste contexto.
O mercado para especialistas em Libras está em plena expansão devido às políticas de inclusão. O profissional pode atuar como Tradutor e Intérprete de Libras em escolas, universidades, órgãos públicos, empresas, eventos, conferências e na mídia (TV e internet). Há também uma forte demanda por docentes de Libras em cursos de graduação (como Letras-Libras e Pedagogia) e em cursos livres, além de oportunidades em consultorias de acessibilidade.
A pós-graduação é destinada a profissionais com ensino superior em qualquer área do conhecimento que já possuam um nível intermediário ou avançado de fluência em Libras e desejam se especializar. O público inclui professores, pedagogos, fonoaudiólogos, tradutores, assistentes sociais e qualquer pessoa interessada em se tornar um profissional da área, seja na tradução/interpretação ou na docência.